Conheça a Técnica de Consulta às Runas
O que são as Runas?
Mágicas e proféticas, as Runas fazem parte da tradição cultural dos vikings. Segundo o mito, essas pequenas peças foram encontradas pelo Deus Odin, que as divulgou entre seu povo como símbolos de sabedoria e do conhecimento de todos os mistérios dos deuses e dos homens.
O que são as Runas?
As runas são letras usadas para escrever nas línguas germânicas da Europa do Norte, principalmente nas ilhas Britânicas e na Alemanha, região que os povos germânicos habitam desde o século II. Esses caracteres são encontrados normalmente em pedras rúnicas e também em ossos, peças de madeira, pergaminhos e placas metálicas.
Como surgiram as Runas?
Não se sabe ao certo qual foi o momento ou o local exato em que as runas surgiram. Entretanto, seu nome indica a origem indo-europeia, uma vez que "RU" significa "algo misterioso", ou também os termos "Roun" ou "Rown", que significam "sussurro misterioso", dando a entender que as runas eram usadas como algo sagrado, de conhecimento espiritual e ancestral, como uma fonte secreta para tais caminhos. Entretanto, mesmo sendo um alfabeto repleto de significados, não se tornou uma língua falada.
Além dessa, há também outras teorias que contam a possível história das runas; dentre elas, a que tem mais respaldo histórico é a de que elas surgiram na Europa durante a Idade do Bronze e do Ferro (1300-800 a.C.), já que os símbolos gravados nas runas eram também muito utilizados naquela época, como triângulos, árvores, espirais, dentre outros. Há também autores que afirmam que essas gravuras teriam sido a origem de uma língua mágica utilizada pelos xamãs do período neolítico que posteriormente foram adaptadas pelo povo etrusco, incorporando-as à sua linguagem e as repassando.
Por fim, a mitologia nórdica conta que os deuses moravam em Asgard, um lugar que ficava ao topo de Igdrasil, a árvore que sustenta os nove mundos; nessa árvore o deus Odin conheceu a sua maior provação e descobriu o mistério da sabedoria, o que hoje conhecemos como runas. Há, ainda, um livro de poemas, chamado Edda Poética, compostos entre os séculos IX e XIII que contam essa aventura específica de Odin
Que tipo de perguntas as Runas podem responder?
As Runas respondem à perguntas claras e objetivas.
Evite fazer duas perguntas numa só frase (Ex: “Devo continuar no mesmo emprego ou devo mudar para outro?”).
Faça a pergunta sempre pela positiva e nunca utilize a palavra "não", por exemplo, "devo aceitar o emprego?" é uma pergunta válida (em vez de "não devo aceitar o emprego?").
Cada pergunta deve referir-se a apenas um assunto.
Como ocorre a clarividência durante este oráculo?
Antes de iniciar uma consulta ao oráculo das Runas, o consultante deve fazer uma invocação aos espíritos de Luz (mentalizando Odin) para manter afastados os espíritos maléficos.
Assim, durante o jogo, as mãos do consultante são guiadas pelas forças do universo.
Como é feita a leitura das Runas?
Existem vários métodos de leitura das Runas, e apenas durante a consulta será possível identificar qual é o método mais apropriado para cada paciente.
A título de exemplo, existem os seguintes métodos:
- Lançamento das 3 Runas;
- Lançamento da Roda Rúnica; e
- Lançamento da Cruz.